CUSTO DE OPORTUNIDADE... Elucidando

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

CUSTO DE OPORTUNIDADE... Elucidando

Mensagem  Susana Cabral em Sex Nov 28 2008, 21:43

Encontrado em:

www.tj.ce.gov.br/esmec/pdf/custo_de_oportunidade.pdf+custo+de+oportunidade&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=2&gl=br" target="_blank" rel="nofollow">http://74.125.113.132/search?q=cache:KUxGFvBbVCgJ:www.tj.ce.gov.br/esmec/pdf/custo_de_oportunidade.pdf+custo+de+oportunidade&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=2&gl=br


O custo de oportunidade é um termo usado na economia para indicar o custo de algo em termos de uma oportunidade renunciada, ou seja, o custo , até mesmo social, causado pela renúncia do ente econômico, bem como os benefícios que poderiam ser obtidos a partir desta oportunidade renunciada ou, ainda, a mais alta renda gerada em alguma aplicação alternativa. Em outras palavras: O custo de oportunidade representa o valor associado a melhor alternativa não escolhida. Ao se tomar determinada escolha, deixa-se de lado as demais possibilidade, pois excludentes. À alternativa escolhida, associa-se como "custo de oportunidade" o maior benefício NÃO obtido dentre as possibilidade NÃO escolhidas, isto é, "a escolha de determinada opção impede o usufruto dos benefícios que as outras opções poderiam proporcionar". O mais alto valor associado aos benefícios não escolhidos, pode ser entendido como um custo da opção escolhida, custo chamado "de oportunidade".
--------------------------------------------------------------------------------
--------------------------------------------------------------------------------
Um exemplo clássico da literatura econômica: imagine uma fábrica de cadeiras que produzia 10 cadeiras por mês num mercado que absorvia totalmente esta produção. Diante de uma oportunidade de negócios, esta fábrica resolveu iniciar uma produção de um novo produto: mesas. Porém, ao alocar recursos para tal, descobriu que terá de deixar de produzir 2 cadeiras para alimentar a demanda de 2 mesas. O custo de oportunidade está no valor perdido da venda das 2 cadeiras que deixaram de ser fabricadas. Se uma cidade decide construir um hospital em um terreno vazio de propriedade estatal ou pública, o custo de oportunidade é representado pela renúncia a erguer outras construções naquele terreno e com o capital investido. Rejeita-se por exemplo a possibilidade de construir um centro esportivo, ou um estacionamento, ou ainda a venda do terreno para amortizar parte das dívidas da cidade, e assim por diante. Nesse último caso a punição no Brasil,está prevista na Lei de Responsabilidade Fiscal LRF, para o administrador público que desrespeitar esse preceito contábil. As punições previstas para as autoridades que desrespeitem a Lei autorizativa, no que refere-se a aplicabilidade do custo de oportunidade, varia de país para país.
--------------------------------------------------------------------------------
Em relação a termos monetários O custo de oportunidade não é definido só em termos monetários, mas, ao invés, pode ser definido em termos de qualquer coisa que pode ser valorada pela pessoa ou ente envolvido. Diferenças entre custo econômico e custo contábil A diferença fundamental entre ambos, está no fato do custo econômico ser mais usado entre os entes públicos e o contábil de um modo geral para as Pessoas Físicas ou Jurídicas. Avaliar o custo de oportunidade é fundamental em qualquer operação econômica, ainda mais quando não estão explícitos valores financeiros (como os preços), o que pode levar a uma ilusão de que se obtiveram benefícios sem qualquer custo.
--------------------------------------------------------------------------------

--------------------------------------------------------------------------------

Susana Cabral
Admin

Mensagens : 6
Data de inscrição : 04/11/2008

Ver perfil do usuário http://cienciaseconomicas.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum